Empreendedorismo em Ação

Por:Flávio Vinte
Dia a dia Viva

06

out 2017

Fim do ano se aproximando, e eu só tenho a agradecer pela oportunidade que ganhei de me reinventar em um ano tão complexo para os empreendedores.

Nós, brasileiros, lidamos com dois aspectos que interferem diretamente o empreendedor: A Ousadia e a Falta de Planejamento.  Arriscar e colocar a mão na massa não é um problema para os empreendedores brasileiros. Aquele bom e velho “dar um jeitinho” tornou-se criar uma solução, inovar e aplicar ou ainda criar maneiras diferentes de cativar o cliente e dominar o mercado. Sem dúvidas, o jeitinho brasileiro, se bem aplicado, faz toda a diferença para quem quer tomar as rédeas da vida profissional e pessoal.

Logo, ter boas ideias não é o problema. A questão é como executá-las! É primordial definirmos o que é essencial e opcional na primeira fase da empresa. E quem acha que planejar é opcional está equivocado.

2017!  O ano que escolhi para planejar, aprimorar meu conhecimento é crescer o meu negócio, a @Vivaçucar! Primeiro, fui agraciado pela mentoria do Alexandre Costa, fundador da @Cacau Show, um espetáculo de mentoria e muito trabalho para aplicar no meu negócio. Paralelamente a isso, sou um assíduo ao coaching executivo, a todo momento questionado, sendo provocado a pensar e responder sobre as dificuldades corporativas e motivações pessoais e empresariais.

Sem dúvida, um ano repleto de atividades, mas, ainda procurava mais provocações. Então, a minha inquietude fez eu inscrever-me no programa da @Endeavor, Scale up! Após uma análise criteriosa de empresas e empreendedores, fui agraciado pela seleção do programa. Se você gosta de ser provocado e deseja crescer por meio de perguntas intrigantes, precisa participar do programa! A exposição é a alma do programa, o famoso, quer? Faça por merecer!

No primeiro dia de programa, ocorreu uma dinâmica com os mentores @Endeavor  para diagnosticar os desafios da @vivaçucar foi uma dinâmica para tirar o empreendedor da zona de conforto. O retorno da dinâmica foi o recebimento de feedbacks essenciais para o crescimento sustentável da @vivaçucar.  O feedback que mais chamou minha atenção, foi que devemos nos preocupar em ir para rua vender produtos, e depois, quando não conseguir extrair todas as oportunidades com a demanda já criada, é hora de partir para planos em outras áreas. Parece simples, mas, a simplicidade tem sua complexidade. Esse relato chamou minha atenção também, pois, o contexto tem semelhança com a história do Rony Meisler, ele destaca isso no livro Rebeldes têm asas.

Seguindo essa linha de raciocínio, sempre considerei Theodore Roosevelt uma das pessoas mais brilhantes que já existiram. A premissa dele teoricamente simples também, “faça o que puder, com o que se tem, onde estiver”.  Digo isso porque apresentei aos mentores três projetos possíveis de serem inicializados com a estrutura que disponho atualmente. Mesmo assim, a sugestão que recebi foi de concentrar minhas energias no projeto mais promissor e passível de gerar resultados rápidos.

No final do dia, após a cabeça “borbulhar” bastante, acredito que as sugestões foram pertinentes e estou trabalhando de forma austera nas ações sugeridas.

Estou ansioso e animado para as próximas etapas do Scale Up! Fique atento aos próximos artigos, vou compartilhar com vocês essa experiência, acredito que quanto mais referências positivas obtermos, mais atitudes positivas serão geradas.

 


Compartilhe:

Rua da Democracia, nº 120. Cep: 32.145-050

(31) 3515-6015

contato@vivacucar.com.br